SÃO PAULO REGULAMENTA A LEI DE CONFORMIDADE FISCAL

Decreto nº 64.453, publicado em 07/09/2019, regulamentou a Lei Complementar nº 1.320/2018, chamada de “Lei de Conformidade Fiscal”, que instituiu a classificação de contribuintes.

A partir de sua publicação, o Decreto entrou em vigor e o contribuinte deve ficar atento para a classificação que lhe será atribuída mensalmente até o 5º dia útil.

Não concordando com sua classificação, o contribuinte inconformado poderá requerer justificadamente a correção de erro material na aplicação dos critérios de classificação adotados pela Administração Tributária até o último dia do mês da divulgação da classificação impugnada.

Importante mencionar que ficou de fora da regulamentação o critério de classificação previsto na Lei Complementar nº 1.320/2018 que leva em consideração a classificação dos fornecedores do contribuinte fato que, aparentemente, retira parte da força do “Programa de Conformidade Fiscal” no combate a devedores contumazes.

Para maiores informações sobre a Lei de Conformidade Fiscal, suas consequências e os critérios adotados para a classificação, visite nosso artigo anteriormente publicado.

 

MARCOS EMMANUEL CARMONA OCAÑA DOS SANTOS

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Franca. Pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Cursando MBA em Gestão Tributária na FUNDACE/USP. Graduando em Ciências Contábeis na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).

artigos relacionados

É o Convênio CONFAZ nº 142/2018 que prescreve – em caráter geral, o qual deve ser respe...
Em 22/09/2022 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Medida Provisória (MP) n...
Todo ano, nessa época, além das preocupações do dia a dia, surge outro compromisso, o d...
A Emenda Constitucional n. 03/1993 acrescentou o § 7º ao art. 150 da Constituição Feder...
A apresentação do ADA está prevista no art. 17-O da Lei n. 6.938/1981, a qual dispõe so...
Recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou discussão que iniciou há mais du...